sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Chama a Lu de Beto Rockfeller!"

...Foi assim que Débora, que acabara de fazer um enorme sucesso com a sua rebelde Lu da antológica novela "Beto Rockfeller" (Rede Tupi, 1968/1969), foi convidada a fazer testes para a produção franco-italiana "Céleste", acabando por ser a escolhida.

Depois de muito resistir em ir para França, Débora acabou por embarcar nas "aventures d'une bonne portugaise à Paris".

1970. Débora tinha, então, a sua estreia cinematográfica, aos 20 anos, como protagonista de um filme francês, com realização de Michel Gast. O elenco continha ainda estrelas da época como Jean Rocheford e Lea Massari.

Débora é Céleste, uma bela jovem portuguesa, idealista, corajosa e determinada, partidária do marxismo-leninismo, que chega a Paris fugindo da PIDE - a polícia política portuguesa. Para sobreviver, acaba por se empregar na casa do jornalista televisivo Georges Cazenave (Jean Rocheford), que rapidamente, e apesar de comprometido com Hélène (Lea Massari), se vai render aos encantos dela e apaixonar-se perdidamente... Ambos se entregam à paixão, mas as aventuras políticas acabarão por desviar os seus caminhos...



A capa do VHS do filme, hoje uma raridade de colecionador.


Débora fala um francês exímio no filme, havendo ainda momentos em que nos brinda com o seu idioma materno.

Débora incendeia a grande tela...

O seu sucesso foi tão estrondoso, a crítica francesa ao seu desempenho tão extraordinária, que fortes foram as insistências para que ficasse na França, com empresários franceses e tudo o que fosse preciso para o lançamento da sua muito promissora carreira internacional!

"Nunca desejei isso para mim". Débora voltou, com os seus veteranos 20 anos, para as telas e para os palcos do seu Brasil.
Ainda no mesmo ano, 1970, já estava estrelando a nova novela da Rede Tupi, "Toninho on The Rocks", como Anita, em parceria romântica com o seu futuro marido, Antônio Marcos, na pele de Toninho...


♦ Mais informações sobre o filme (ficha técnica, artística e sinopse) no site da Cinémathèque Française .

♦ O filme "Céleste" pode ser adquirido no site Price Minister .

Nenhum comentário :